Viver, aprender, mudar: o conhecimento de si como aprendizado mutante
Resumen
Este estudo objetiva refletir a respeito da vinculação entre vida, aprendizagem
e mudança, enquanto processo complexo de produção de si mesmo
pelo sujeito humano na interação com o outro. Trata-se de uma investigação de
caráter teórico cujo ponto de partida é a concepção de sistemas vivos, discutida
por autores como Capra (2005), Prigogine (2011), Morin (2005), Maturana e Varela (2001). Apresenta uma discussão sobre o ser humano situando-o na qualidade de sistema vivo, demonstrando como nossa história é marcada por um devir estrutural no qual estamos constantemente mudando. A incerteza nos remete ao absurdo, mas também nos relembra e religa ao nosso sentido de humanidade. Acolhendo a incerteza, talvez seja possível compreender os condicionamentos e as possibilidades que nos fazem, que se
fazem em nós, e que fazem de nós seres que podem experimentar uma sensação de liberdade à medida que avançam em seu processo de autoconhecimento.