Fragmentos da complexidade e dos fundamentos da política educacional

Autores/as

  • José Manoel Miranda de Oliveira Miranda de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2017v18n1ID13955

Resumen

As discussões postas neste texto partem da práxis ancorada no desenvolvimento dos saberes escolares que, segundo Santos (2004; 2013), representam o momento em que essa complexidade da produção
de conhecimentos passa a contar com a inserção do estado, mesmo que essa produção, em dado momento, o estado é o próprio alvo. Por isso, é impossível discutir a educação sem uma aproximação do contexto das Ciências Sociais e da Filosofia, do nascedouro do pensamento liberal às suas antíteses. Por conseguinte, a complexidade posta sobre a educação
partirá das contradições apresentadas por Santos (2013) sobre as funções constituídas pelo sistema educativo, no momento em que as ações e os objetos produzidos ou reproduzidos são detectáveis entre as funções sociais, econômicas e políticas. Considera-se que as políticas educacionais, ao se inserirem em diferentes espaços e tempos, direta ou indireta reproduzem uma fragmentação social de difícil compreensão, diante dos interesses generalizados dentro e fora das esferas públicas, reproduzidas no momento em que ocorre a subordinação das políticas educacionais ao processo de acumulação capitalista. Estes são os  principais pontos abordados neste texto.

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Biografía del autor/a

José Manoel Miranda de Oliveira Miranda de Oliveira

Professor Adjunto III do curso de Filosofia da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve e participa de pesquisas vinculadas aos Grupos de Estudos Filosóficos sobre a Formação Humana; Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural, CNPq/UFT. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8272659394037744.

Publicado

09-04-2018

Cómo citar

MIRANDA DE OLIVEIRA, J. M. M. de O. Fragmentos da complexidade e dos fundamentos da política educacional. Revista Cronos, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 31–46, 2018. DOI: 10.21680/1982-5560.2017v18n1ID13955. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13955. Acesso em: 22 jul. 2024.