Educação, cidade e democracia

Autores/as

  • Anne-Marie Fixot Université de Caen

Resumen

A crise da Cidade, assim como a crise da Escola na França, se traduz por um conjunto de sintomas comuns: incivilidades, atos de delinquência e de violência, toxicomanias e trafico de drogas, por exemplo. Se a sociedade francesa sente tão dolorosamente a situação, é porque ela acreditava, há vinte anos, ter chegado ao pico da modernização e da democratização. Achava que só faltavam alguns problemas residuais para resolver. Hoje, ela esta desencantada. Estas dificuldades existentes nas escolas e nas cidades se inscrevem mais globalmente num âmbito de mutação geral da sociedade francesa, que diz respeito e afeta também os valores e os modos de funcionamento democráticos. No contexto de mundialização atual, esta passagem da Modernidade para uma "nova era" está acompanhada pelo aumento do individualismo e pelo declínio das instituições tradicionais. Para que possa ser feita uma critica séria a este contexto, o trabalho intelectual deve posicionar-se a partir de uma leitura antiutilitarista, cujos elementos serão apresentados ao longo do artigo.

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Publicado

10-10-2018

Cómo citar

FIXOT, A.-M. Educação, cidade e democracia. Revista Cronos, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15637. Acesso em: 19 dic. 2024.