A PERSISTÊNCIA DA CRENÇA

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA MIDIOSFERA BOLSONARISTA

Autores

  • Thiago Antônio de Oliveira Sá Universidade Federal de Alfenas
  • Antonio Carlos Andrade Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriely Lemos Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Etnometodologia, Radicalização política, Extrema direita, Bolsonarismo

Resumo

Neste artigo, buscou-se responder à seguinte questão: por que os grupos bolsonaristas não arrefecem, mesmo que suas profecias não se cumpram? O objetivo foi encontrar etnométodos utilizados pelos membros das redes bolsonaristas para ressignificar partes da narrativa frustradas por resultados políticos adversos. Para isso, a equipe da pesquisa elegeu termos-chave que remetem aos enunciados da narrativa bolsonarista. Então procedeu à busca no Google por imagens que contivessem os enunciados que ilustrassem os etnométodos e os eventos de ruptura difundidos na midiosfera bolsonarista entre 2018 e 2023. Os achados sugerem que públicos politicamente radicalizados guiam-se por uma racionalidade cognitiva própria, voltada para reafirmação de convicções compartilhadas, muitas vezes, à revelia dos fatos objetivos. Os membros daqueles grupos apoiadores de Bolsonaro percebem ideias, crenças e valores compartilhados internamente e tornam-se membros competentes a “fazerem sua realidade particular” acontecer, com relativa independência dos fatos do mundo exterior à midiosfera bolsonarista. A tecnologia, nesse sentido, funciona como um meio de amplificação destes rituais, mas não é sua causa principal, pois eles são inerentes à dinâmica de grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Antônio de Oliveira Sá, Universidade Federal de Alfenas

Professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com períodos nas universidades espanholas de Granada (2017) e Cádiz (2025). Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Educação e Ensino Superior. E-mail: thiago.sa@unifal-mg.edu.br.

Antonio Carlos Andrade Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade Federal de Outro Preto. E-mail: antonio.ribeiro@ufop.edu.br.

Gabriely Lemos, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Outro Preto. E-mail: lemosgabriely@hotmail.com.

Publicado

04-12-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA SÁ, Thiago Antônio; ANDRADE RIBEIRO, Antonio Carlos; LEMOS, Gabriely. A PERSISTÊNCIA DA CRENÇA: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA MIDIOSFERA BOLSONARISTA . Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 42, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/39258. Acesso em: 5 dez. 2025.