CONSTRUINDO A IBEROSFERA?

UM BALANÇO DA RECENTE ATUAÇÃO DA DIREITA INTERNACIONAL NAS AMÉRICAS E NA ESPANHA

Autores

  • Julián Castro-Rea University of Alberta

Palavras-chave:

Extrema direita, Nova Direita, políticas conservadoras, IBEROSFERA, redes sociais

Resumo

A Carta de Madrid – um manifesto lançado pelo partido espanhol Vox apelando à unificação das forças políticas conservadoras internacionais – estabelece como objectivo a construção da chamada “Iberosfera”; uma vasta área geográfica global com referências culturais e históricas comuns e comprometida com o programa da direita e do conservadorismo. Esta tentativa tem decorrido paralelamente a outras actividades desenvolvidas por diversas organizações conservadoras de vocação internacional (CPAC, FIL, NEOS, O Movimento, etc.). Este artigo oferece um registro dessas atividades e avalia seus impactos. Conseguiram avançar na construção da Iberosfera? O que eles significam para a geopolítica global? Tornaram-se movimentos permanentes? Além do acompanhamento descritivo, este artigo também explica as redes de comunicação e influência que se desenvolveram recentemente entre organizações conservadoras internacionais. Tenta demonstrar que o movimento conservador internacional, inspirado pelas ideias da nova direita, está a avançar lenta mas inexoravelmente, promovendo uma nova ordem internacional definida por linhas civilizacionais; embora encontre obstáculos relacionados com projetos transnacionais alternativos e com a cultura política e tradição partidária em diferentes contextos nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julián Castro-Rea, University of Alberta

Doutor em Ciência Política pela Université de Montréal. Professor do Departamento de Ciência Política da University of Alberta/Canadá. E-mail: jcrea@ualberta.ca

Publicado

04-12-2025

Como Citar

CASTRO-REA, Julián. CONSTRUINDO A IBEROSFERA? UM BALANÇO DA RECENTE ATUAÇÃO DA DIREITA INTERNACIONAL NAS AMÉRICAS E NA ESPANHA. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 66, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/39442. Acesso em: 5 dez. 2025.