AS ENCRUZILHADAS JUVENIS

habitus e política na educação superior privada

Autores

  • Sílvio Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Dmitri Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

extremismo, progressismo, classe, ensino superior, mediação

Resumo

Neste artigo buscamos compreender sociologicamente a presença de disposições políticas extremistas entre discentes da educação privada superior em Juiz de Fora - MG. Para tanto, privilegiamos a análise das estruturas relacionais, dos processos e das mediações sociais com ênfase no pertencimento de classe. O intuito central é o de delinear suas visões de mundo com base em tais atributos, aspecto comumente negligenciado nos estudos sobre extremismos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: silvioac2004@yahoo.com.br.

Dmitri Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em História Social (USP) com período sanduíche na École de Hautes Études em Sciences Sociales (Paris).  Líder do núcleo de pesquisas do CNPq “Capitalismo, Colapso e Utopia” e pesquisador associado dos grupos “Sociologia das Distinções Sociais” (UNIFESP), “Laboratório de Humanidades Digitais” (UFBA) e do “Observatório para as condições de Vida e Trabalho” (Universidade Nova Lisboa, Portugal). Coordenador das pesquisas “Habitus, subjetividade e humilhação dos indivíduos em situação de rua de Juiz de Fora” e “Teoria Crítica ‘Quente’: Robert Kurz e o elo com Frankfurt. Professor associado do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. E-mail: vivaraiz@gmail.com.

Publicado

04-12-2025

Como Citar

AUGUSTO DE CARVALHO, Sílvio; CERBONCINI FERNANDES, Dmitri. AS ENCRUZILHADAS JUVENIS: habitus e política na educação superior privada . Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 110, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/39661. Acesso em: 5 dez. 2025.