Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório

Autores

  • Naligia Lopes UERN
  • Atawany Silva UERN

Palavras-chave:

Estágio, Educação Infantil, Inclusão, TEA

Resumo

O presente trabalho discute os desafios da inclusão de crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação infantil e as contribuições do estágio não-obrigatório para a instrumentalização dos professores em formação, evidenciadas a partir do relato de experiência no âmbito da educação em uma creche escolar pública da cidade de Assú/RN. As autoras relatam situações vividas e desafios enfrentados relacionando-os com aspectos formativos,  tecendo reflexões com base nos documentos oficiais e nas perspectivas  de Mergl e Azoni (2015), Cunha (2013), Pimenta e Lima (2006) e Machado (2019), apresentando o espaço da creche infantil como a anfitriã das práticas inclusivas na educação, evidenciando  a necessidade de formação especializadas dos professores para que sejam garantidos os direitos da criança quanto a educação inclusiva de qualidade, assim como os aspectos formativos derivados do estágio.

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Publicado

18-03-2022

Como Citar

LOPES, N.; SILVA, A. Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório . Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/20761. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos