Infância e o desafio da inclusão escolar: a experiência de um estágio não-obrigatório
Palabras clave:
Estágio, Educação Infantil, Inclusão, TEAResumen
O presente trabalho discute os desafios da inclusão de crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação infantil e as contribuições do estágio não-obrigatório para a instrumentalização dos professores em formação, evidenciadas a partir do relato de experiência no âmbito da educação em uma creche escolar pública da cidade de Assú/RN. As autoras relatam situações vividas e desafios enfrentados relacionando-os com aspectos formativos, tecendo reflexões com base nos documentos oficiais e nas perspectivas de Mergl e Azoni (2015), Cunha (2013), Pimenta e Lima (2006) e Machado (2019), apresentando o espaço da creche infantil como a anfitriã das práticas inclusivas na educação, evidenciando a necessidade de formação especializadas dos professores para que sejam garantidos os direitos da criança quanto a educação inclusiva de qualidade, assim como os aspectos formativos derivados do estágio.