Entre o sonho e a realidade: youtubers por um dia
Palavras-chave:
leitura; escrita; letramento digitalResumo
Entre o sonho e a realidade: youtubers por um dia, é um projeto pedagógico que visou a construção de um canal no YouTube, o Clubinho de Históri@s, desenvolvido nas turmas de terceiro ano do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi estruturado a partir das narrativas dos alunos, no processo de escolarização. O canal possibilita, por meio do texto digital (vídeos), o compartilhamento de conteúdo das práticas leitoras dos alunos através da experiência de serem Pequenos Contadores de Histórias. Nesta experiência pedagógica piloto, buscamos reorganizar o trabalho de Língua Portuguesa, Geografia e História de uma das turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental (30 alunos) na faixa etária dos 8-9 anos de um colégio público federal, na cidade de Juiz de Fora/MG. A situação problema motivadora do presente trabalho foi: como reorganizar o trabalho do terceiro ano do Ensino Fundamental, no tocante ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica que atenda e estimule o potencial de um aluno com altas habilidades-super dotação (AH-SD) – na área da linguagem – e também o potencial de um aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), numa turma heterogênea e com extremos no ponto de vista da aprendizagem da aquisição da língua escrita?