O ENSINO DE ALGEBRA DE FORMA INTRADISCIPLINAR SOB A ÓPTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS
Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Álgebra nos anos iniciais. intradisciplinaridadeResumo
No presente estudo, cujo objetivo era investigar como tais professores relacionam suas práticas docentes ao ensino de álgebra de forma integrada com a geometria e a aritmética nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos propomos a apresentar parte dos resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa de mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA), a partir das narrativas extraídas de um curso de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como lentes teóricas para compreender e divulgar as diversas relações oriundas das reflexões em relação ao ensino da álgebra de forma intradisciplinar, os estudos/pesquisas de Lorenzato, Canavarro, Ponte, Lins e Gimenez, Fiorentini e de Imbernón. Neste sentido, trilhamos um percurso metodológico da pesquisa qualitativa, segundo Bicudo, com uso da abordagem de pesquisa-ação, segundo Thiolllent. Para subsidiar a ação, o curso, foi implementado em São Francisco do Pará, com duração de seis meses, fazendo uso de questionários, de registros de áudios e, de material produzido pelos professores durante os encontros, para captação das informações que foram organizadas e tratadas através da análise narrativa, conforme Fiorentini, para inferir resultados. À título de considerações, o estudo possibilitou aos participantes formas significativas de aguçar uma melhor compreensão da álgebra que deve ser desenvolvida nos anos iniciais, e da organização do ensino de forma intradisciplinar para uma melhor compreensão do pensamento algébrico pelo aluno e de sua relação com os demais campos da matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.