A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA

Autores

  • José Rosamilton de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Edilene Rodrigues Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34460

Resumo

Os documentos orientadores e normativos da educação infantil apontam os jogos como uma forma lúdica para a aprendizagem. A gamificação pode proporcionar um ambiente de engajamento da criança, utilizando-se de mecanismos de jogos para propósitos educativos. Este trabalho objetiva compreender como é utilizada a gamificação como metodologia ativa na creche e pré-escola na Escola Municipal Infantil Pequeno Mário no RN. Para isso, foi aplicado um questionário para os docentes da referida instituição de ensino. Como pressupostos teóricos foram utilizados a LDB (2017), RCNEI (1998), DCNEI (2009), BNCC (2018), Pasqualini (2010), Lorenzoni (2020), Moran (2021), entre outros. Constatou-se que a Escola Municipal Infantil Pequeno Mário desenvolve o ensino através de atividades dinâmicas e lúdicas, fazendo uso da gamificação em um espaço acolhedor e confortável, sendo uma boa referência na oferta de educação infantil.

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Publicado

08-05-2024

Como Citar

LIMA, J. R. de; RODRIGUES BARBOSA, E. . A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, p. e–34460, 2024. DOI: 10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34460. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34460. Acesso em: 21 dez. 2024.