A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34460Resumo
Os documentos orientadores e normativos da educação infantil apontam os jogos como uma forma lúdica para a aprendizagem. A gamificação pode proporcionar um ambiente de engajamento da criança, utilizando-se de mecanismos de jogos para propósitos educativos. Este trabalho objetiva compreender como é utilizada a gamificação como metodologia ativa na creche e pré-escola na Escola Municipal Infantil Pequeno Mário no RN. Para isso, foi aplicado um questionário para os docentes da referida instituição de ensino. Como pressupostos teóricos foram utilizados a LDB (2017), RCNEI (1998), DCNEI (2009), BNCC (2018), Pasqualini (2010), Lorenzoni (2020), Moran (2021), entre outros. Constatou-se que a Escola Municipal Infantil Pequeno Mário desenvolve o ensino através de atividades dinâmicas e lúdicas, fazendo uso da gamificação em um espaço acolhedor e confortável, sendo uma boa referência na oferta de educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.