A PEDAGOGIA DO BERÇÁRIO

: O QUE FAZEM OS BEBÊS?

Autores

  • MIRIAM DIROZ IFMG

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID35848

Resumo

Este artigo destaca a relevância de reconhecer os bebês como sujeitos ativos nas creches, enfatizando a necessidade de uma Pedagogia do Berçário, que respeite a singularidade de cada indivíduo. A pesquisa se propõe analisar a inserção de bebês nas creches, buscando compreender a especificidade educacional desse ambiente e sua integração nas práticas cotidianas. Sublinha-se a importância de fornecer orientações para uma abordagem pedagógica apropriada e significativa, estimulando a participação ativa dos bebês nas dinâmicas das relações sociais e adotando uma perspectiva que promova o protagonismo infantil. Este trabalho fundamenta-se em uma revisão bibliográfica, análise de documentos e em minha experiência no berçário, visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada das práticas desenvolvidas nesse contexto. Além disso, aponta caminhos para uma abordagem pedagógica mais condizente. Destaca-se a necessidade de superar o modelo de educação vigente, que frequentemente não considera a pluralidade e a diferença, ressaltando a importância de uma atividade relacional marcada pela sutileza dos detalhes significativos para os bebês.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

DIROZ, M. A PEDAGOGIA DO BERÇÁRIO: : O QUE FAZEM OS BEBÊS?. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, p. e–35848, 2024. DOI: 10.21680/2764-6076.2024v3n4ID35848. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/35848. Acesso em: 21 dez. 2024.