O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID36329Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Serviço hospitalar de educação, Educação Básica, Oncologia pediatrica, AlfabetizaçãoResumo
O objetivo do presente artigo foi relatar as experiências de atendimento escolar na alfabetização de um aluno-paciente em tratamento em cuidados paliativos de um tumor ósseo. Os cuidados paliativos são um conjunto de cuidados médicos, psicológicos, sociais e espirituais que ajudam a melhorar a saúde de pacientes com doenças que ameaçam a vida. As informações foram estruturadas a partir de dados coletados em prontuário clínico do paciente e relatórios de atividades escolares realizadas durante o atendimento escolar hospitalar. Percebemos que os processos de alfabetização da criança com câncer em cuidados paliativos envolvem ajustamentos para inserção dos conteúdos escolares no ambiente hospitalar. Além disso, foi possível perceber que o vínculo com os professores e as atividades escolares foram importantes para o bem-estar do aluno-paciente e de seus familiares durante o período de tratamento.
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