CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EMPATIA E OUTROS AFETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34621

Palavras-chave:

Empatia, Humanos-não humanos, Educação

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório é analisar a importância da presença e da interação entre crianças e animais para o aprendizado das emoções, especialmente, a empatia. O referencial de ancoragem baseia-se em Wallon, Latour, Montagu, Gazzana e Lima, entre outros. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo exploratório, de cunho bibliográfico-documental, sendo descritiva e analítica quanto aos objetivos. A técnica e os procedimentos para a construção de dados são o levantamento e seleção de produções culturais e artísticas, imagéticas, com representações de personagens infantis e seus animais de estimação de espécies variadas, em contextos urbanos e rurais, em histórias em quadrinhos (HQ) e tiras, nacionais e internacionais disponíveis na internet. Os dados dão pistas de que a interação entre crianças e animais de estimação promove a socialização e facilita o aprendizado das emoções, especialmente da empatia, responsabilidade, valorização da vida dos seres humanos e dos muitos seres nos diferentes meios da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Membro do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP. Orientadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Campinas-SP. Colaboradora no Ponto de Cultura e Memória Ibaô (Campinas-SP). Microcontista. Colagista analógica. 

Laysa, UNISAL

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Americana-SP

Downloads

Publicado

16-04-2024

Como Citar

SIEIRO FERNANDES, R.; FERNANDES PICOLI, L. CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EMPATIA E OUTROS AFETOS. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, 2024. DOI: 10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34621. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34621. Acesso em: 24 jul. 2024.