O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Monique Ferreira Grupo de Apoio ao Adolescente e À Criança com Câncer
  • Ivo Dias Alves

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID36329

Palabras clave:

Cuidados paliativos, Serviço hospitalar de educação, Educação Básica, Oncologia pediatrica, Alfabetização

Resumen

O objetivo do presente artigo foi relatar as experiências de atendimento escolar na alfabetização de um aluno-paciente em tratamento em cuidados paliativos de um tumor ósseo. Os cuidados paliativos são um conjunto de cuidados médicos, psicológicos, sociais e espirituais que ajudam a melhorar a saúde de pacientes com doenças que ameaçam a vida.  As informações foram estruturadas a partir de dados coletados em prontuário clínico do paciente e relatórios de atividades escolares realizadas durante o atendimento escolar hospitalar. Percebemos que os processos de alfabetização da criança com câncer em cuidados paliativos envolvem ajustamentos para inserção dos conteúdos escolares no ambiente hospitalar. Além disso, foi possível perceber que o vínculo com os professores e as atividades escolares foram importantes para o bem-estar do aluno-paciente e de seus familiares durante o período de tratamento.

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Publicado

25-08-2025

Cómo citar

FERREIRA, Monique; ALVES, Ivo Dias. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS:: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 4, n. 5, 2025. DOI: 10.21680/2764-6076.2025v4n5ID36329. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/36329. Acesso em: 5 dic. 2025.