NOS "CHAMAM DE VENECO”

: VOZES E IDENTIDADES DE CRIANÇAS MIGRANTES VENEZUELANAS NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID36470

Resumen

O presente artigo é fruto de pesquisas de campo realizadas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, no Estado de Roraima, com crianças migrantes venezuelanas. Foi realizado um trabalho de escuta com as crianças refugiadas da Venezuela para o Brasil partindo da concepção de que o lugar da criança é na cultura e no mundo como um todo, função social que implica produzir necessários deslocamentos teóricos, discursivos e subjetivos, buscando romper com o viés adultocentrado que permeia os espaços e as relações entre o adulto e a criança na sociedade moderna. Desse modo, a proposta metodológica para a pesquisa parte de uma escuta sensível que objetiva conferir aos sujeitos infantis o papel social de protagonistas de suas existências. Para isso, foram realizados grupos focais com as crianças, com mediação de leitura de um conto, conversas com pautas, as quais podiam ser guiadas ou livres, trazendo questões e vivências das crianças, atividades de expressão plásticas, dentre outras atividades que as crianças eram convidadas a participar. Os resultados do trabalho nos levam a refletir sobre a construção identitária dos pequenos migrantes e a importância de um comprometimento ético e político com as questões migratórias.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

26-09-2024

Cómo citar

BEZERRA DE CASTRO MAGALHÃES, S.; FERREIRA, A. da L.; TOLEDO, S. W.; DA SILVA, A. P. O.; VIEIRA, E. L. V. NOS "CHAMAM DE VENECO”: : VOZES E IDENTIDADES DE CRIANÇAS MIGRANTES VENEZUELANAS NO BRASIL. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, p. e–36470, 2024. DOI: 10.21680/2764-6076.2024v3n4ID36470. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/36470. Acesso em: 21 nov. 2024.