ENTRE MUROS E BARREIRAS: O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38168Palabras clave:
educação infantil; trajetória e desafios; formação docente.Resumen
Este artigo originou-se a partir da realização de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar que lugar a educação infantil (EI), responsável pela formação da criança na primeira infância, ocupa na escola de ensino fundamental, buscando saber se essa escola, enquanto estabelecimento de ensino, garante os direitos dessa criança, no que se refere aos princípios básicos que estruturam esse segmento educativo. Trata-se de um estudo de caso, pautado nos aportes teóricos de autores como Libânio, Gasparin, Oliveira e outros, que discutem a importância da EI para o desenvolvimento integral da criança, além das diretrizes legais, como a LDB e a BNCC. A metodologia combinou abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores que atuam na EI, visando compreender sua formação, desafios e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a maioria dos professores não possui formação específica para atuar na EI e as dificuldades apontadas incluem falta de apoio pedagógico, estrutura física inadequada e um currículo que não respeita as especificidades das crianças. Observou-se, também, que a dinâmica escolar geralmente prioriza o ensino fundamental, desconsiderando as especificidades da EI. Conclui-se que, embora existam avanços significativos, nos últimos anos, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir uma educação infantil de qualidade. Além do mais, compreende-se que a implementação de formação continuada, a criação de ambientes adequados e uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas são essenciais para reconhecer a EI como uma etapa fundamental no sistema educacional, promovendo assim o desenvolvimento integral e a cidadania das crianças.
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