Caminhos da Extensão na UFRN: desafios e perspectivas do passado e do presente

Autores

  • Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
  • Candida de Souza Cândida de Souza é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB e mestre em Psicologia Social pela UFRN. É coordenadora adjunta do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio; conselheira do Conselho de Direitos Humanos e Cidadania do RN; membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência; e professora da Escola Nacional de Socioeducação.
  • Breno Guilherme de Araújo Tinoco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018vn0ID14745

Resumo

No artigo Caminhos da Extensão na UFRN: desafios e perspectivas do passado e do presente Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Candida de Souza e Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral desenvolvem uma análise acerca do contexto histórico e social do papel da extensão na formação integral com base nos princípios da indissociabilidade ensino-pesquisa- extensão. O texto destaca grandes projetos institucionais de extensão da UFRN como promotores de interação dialógica e potencial de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes

Maria de Fátima Freire de Melo Ximenesé bióloga pela UFRN e tem doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é professora associada da UFRN. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Bioecologia de Parasitos e Vetores. Na gestão acadêmica da UFRN atuou como chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia; Diretora do Centro de Biociências; Vice-Reitora e atualmente é pró-reitora de extensão universitária.

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela UFRN. Especialista em Microbiologia (UFRN), Mestre em Bioecologia Aquática (UFRN) e doutora em Ciências (Ecologia de Microrganismos aquáticos) pela UFSCar. Atualmente é professora associado atuando como docente nas disciplinas de Interações Microbianas e parasitárias e Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia para o curso de graduação em Ciências Biológicas.

Breno Guilherme de Araújo Tinoco

Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral é graduado em Educação Física pela UFRN, mestre em Ciências da Saúde (UFRN) e doutor em Ciências do desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é professor da UFRN, Pró-reitor adjunto de extensão da UFRN e Membro da comissão de assessoramento de área para áreas avaliadas no ENAD- INEP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em ciências do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: maturação, avaliação física e saúde, iniciação esportiva e voleibol.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Como Citar

XIMENES, M. de F. F. de M.; ARAÚJO, M. F. F. de; DE SOUZA, C.; TINOCO, B. G. de A. Caminhos da Extensão na UFRN: desafios e perspectivas do passado e do presente. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], 2018. DOI: 10.21680/2178-6054.2018vn0ID14745. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14745. Acesso em: 22 jul. 2024.