ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INTERDICIPLINARIEDADE E HUMANIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2ID24465

Resumo

Este artigo tem como intuito apresentar alguns desafios e perspectivas para a formação em saúde a partir de três dimensões: a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; a interdisciplinaridade como ampliação do olhar sobre o mundo; e as contribuições dos saberes indígenas para a humanização do cuidado. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do relato de experiência do projeto Partejar Potiguara e das discussões do curso Humanização em Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Essas dimensões inspiram a produção de conhecimentos científicos, repensam uma formação étnico-humanística e socialmente orientada, bem como problematizam o modelo biomédico, que compreendia o corpo como uma máquina e negligenciava os fatores culturais, psicológicos e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Jorge Novais, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda  em Antropologia Social pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; Bolsista do Projeto Partejar Potiguara- PIBIC/2020.  Sou membra do Grupo de Pesquisa: Políticas, Educação e Cuidado em Saúde/ UFPB e do Grupo de Pesquisa: Memória, Cultura Material e Patrimônio/ UFPB.

Juliana Sampaio, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Centro de Ciências Médicas (CCM)/ Departamento de Promoção da Saúde

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz; Coordenadora do Partejar Potiguara; Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Educação e Cuidado em Saúde (GPECS); Professora do Departamento de Promoção da Saúde (CCM/DPS/UFPB), do Programa de Pós-graduação Modelos de Decisão e Saúde e do Mestrado em Saúde Coletiva.

Cláudia Batista Mélo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA SOCIAL

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande; Coordenadora do Projeto MelhorArt (Extensão/PROBEX/UFPB); Líder do Grupo Multidisciplinar de Pesquisas Avançadas em Tecnologia, Educação e Saúde (Grupo PATES); Professora do Departamento de Clínica e Odontologia Social (DCOS/CCS/UFPB.

Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA

 Doutora em Prótese Dentária pela Universidade de São Paulo (USP). Vice coordenadora do Projeto de Extensão MelhorArt (Extensão/PROBEX/UFPB). Professora do Departamento de Odontologia Restauradora (CCS/UFPB) e do Programa do Mestrado em Gerontologia.

 

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

JORGE NOVAIS, N.; SAMPAIO, J. .; BATISTA MÉLO, C. .; SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE, C. . ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INTERDICIPLINARIEDADE E HUMANIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.21680/2178-6054.2021v12n2ID24465. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/24465. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência