Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos de formatação e bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

  1. POLÍTICAS DE SUBMISSÃO

          A Revista “Extensão & Sociedade” é um periódico científico de publicação semestral vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRN. A linha editorial da revista tem acolhido contribuições relacionadas às questões concernentes da prática extensionista interdisciplinar, em diálogo com reflexões teóricas atuais. Os trabalhos atualmente aceitos devem se apresentar no formato de artigos inéditos ou relatos de experiências resultantes das atividades de extensão universitária nas áreas temáticas vigentes de acordo com indicação da Rede Nacional de Extensão: 1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça 4. Educação 5. Meio Ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho.

Os Artigos são trabalhos que refletem, em perspectiva teórica e/ou pragmática, sobre Extensão Universitária discutindo conceitos, políticas e propostas. Podem ser trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas citadas acima. Os Relatos de Experiência têm o intuito de promover a reflexão crítica sobre as ações de extensão e abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas através das ações de extensão, desenvolvidas ou não em parceria com governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas. Estes trabalhos representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção.

          As submissões podem ser realizadas no portal da Revista em fluxo contínuo, durante todo os meses do ano. As publicações dos volumes regulares semestrais da Revista ocorrerão nos meses de junho e dezembro.

          Ressaltamos que os volumes semestrais poderão vincular secções temáticas especiais com o objetivo de aprofundar questões de relevância acadêmica e social demandadas por contextos e discussões atuais. Da mesma maneira, a publicação de edições temáticas especiais podem ocorrer a qualquer tempo, mediante abertura de chamado, com ampla divulgação digital, para seleção de trabalhos especializados em determinadas áreas.

 

  1. ORIENTAÇÕES E NORMAS GERAIS PARA O RECEBIMENTO DE MANUSCRITOS 

 

1) A submissão deve ser realizada exclusivamente por meio da página oficial da Revista Extensão & Sociedade (https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade)

2) Todos os autores devem realizar o cadastro online com o preenchimento obrigatório das informações biográficas, com a indicação de titulação e filiação institucional. Os textos submetidos para publicação junto a Revista Extensão & Sociedade não poderão ter seus autores identificados ao longo do manuscrito. Os dados pessoais, as informações institucionais e o e-mail, deverão ser enviados por meio de formulário eletrônico a ser preenchido na página da Revista Extensão & Sociedade durante o registro do usuário.

3) Ao submeter o manuscrito para análise, o(s) autor(es) se compromete(m) a não submetê-lo a outra editora concomitantemente.

4) Anualmente será publicado somente um trabalho de cada autor, esteja este na condição de autor principal ou coautor.

5) Os trabalhos deverão apresentar no máximo cinco autores. Em casos excepcionais, uma solicitação especial para inclusão de mais autores deverá ser encaminhada, com justificativa, para o e-mail da Revista “Extensão & Sociedade” (resproex@gmail.com).

6) Ressalta-se que em caso de artigos ou relatos decorrentes de ações de extensão é obrigatória a inserção do(a) coordenador(a) do programa/projeto/evento como autor, co-autor ou orientador. 

7) O conteúdo apresentado nos artigos e relatos de experiência é de total responsabilidade de seus autores.

8) Os textos submetidos à Revista “Extensão & Sociedade” poderão ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês. 

9) Os trabalhos submetidos devem ter sido previamente revisados por profissional especializado, tanto para adequação aos padrões formais da língua portuguesa quanto às normas de formatação textual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

10) Os textos que apresentarem problemas ortográficos, gramaticais, linguísticos ou de digitação poderão ser reencaminhados aos seus respectivos autores para realização das correções necessárias, nos caso de desvios leves à moderados, ou rejeitados e arquivados, nos casos de desvios graves.

11) Os resumos em línguas estrangeiras devem ser elaborados ou revisados por especialistas ou tradutores profissionais.

12) Os textos submetidos deverão ser elaborados no Word e possuir formato DOC.

13) Os arquivos digitais encaminhados a Revista Extensão & Sociedade deverão ter o tamanho máximo de 02 megabytes.

14) O escopo da Revista abrange trabalhos que apresentam explícita relação com Extensão Universitária.

15) O texto da submissão deverá apresentar-se em conformidade com o modelo de template indicado para o tipo de trabalho proposto, obedecendo sumariamente às recomendações gerais e as orientações referentes à forma/formatação dos artigos ou relatos de experiência.

  1. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS
  1. Os Artigos deverão ter de 15 a 20 páginas, redigidos em folhas no formato A4, incluindo as figuras, mapas, quadros, tabelas, notas e referências.
  2. Os Relatos de experiência deverão ter de 10 a 15 páginas, redigidas em folhas no formato A4, incluindo as figuras, mapas, quadros, tabelas, notas e referências. Os relatos deverão conter folha de rosto, que inclui título (em português, inglês e espanhol), resumo, abstract e resumen, seguido das partes: título; em que consiste a prática (experiência, vivência) a ser relatada; em que contexto (social, cultural, ambiental, econômico) ocorre; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) na prática a ser relatada; resultados alcançados com a prática até o momento; o que se aprendeu com a experiência; registros fotográficos das atividades; relação da prática com os conceitos de extensão; referências; agradecimentos (a critério dos autores, preferencialmente institucionais).
  1. A página deverá apresentar margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
  1. Os textos devem ser justificados, digitados com espaçamento entre as linhas de 1.5, em fonte Times New Roman e tamanho 12. O recuo de início dos parágrafos deve ser 1,25 cm.
  2. O título do artigo ou relato de experiência deverá ser escrito em fonte Times New Roman, Tamanho 14, maiúsculo, em negrito, centralizado e com espaçamento simples entre as linhas.
  3. Abaixo do título, deverá constar o resumo, as palavras chaves na língua vernácula, seguidas de título, resumo e palavras-chaves traduzidas em duas línguas estrangeiras.
  4. Os artigos deverão apresentar três resumos, sendo obrigatórios os resumos em português e inglês. O terceiro resumo poderá ser apresentado em espanhol, francês, alemão ou italiano, conforme escolha do autor.
  5. Os resumos deverão ser redigidos obedecendo a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e justificado.  Os Resumos deverão ter tamanho máximo de 10 linhas.
  6. Os textos poderão apresentar de 3 a 5 palavras-chaves.
  7. As seções ou subseções não deverão ser numeradas.
  8. Os títulos das seções deverão ser redigidos em fonte Times New Roman, Tamanho 12, maiúsculo, em negrito e justificado a esquerda. Os títulos das subseções deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, Tamanho 12, minúsculo, em negrito e justificado a esquerda. Os títulos das seções ou subseções deverão ser separados do corpo do texto por um espaçamento.
  9. As figuras e mapas devem apresentar formato digital JPG e inseridas no corpo do texto, não excedendo as margens da página. Os gráficos, quadros e tabelas também devem ser inseridos no corpo do texto, respeitando os limites de suas margens.
  10. Os títulos das figuras, mapas, tabelas, quadros e gráficos deverão ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. A fonte dos elementos mencionados deve ser apresentada em fonte Times New Roman, tamanho 10 e centralizada.
  11. Os mapas, figuras, quadros, tabelas e gráficos deverão ser centralizados.
  12. As notas de rodapés deverão ser redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10 e apresentadas no final da página. Estas precisam ser numeradas ordinalmente e usadas com parcimônia, quanto à recorrência e ao tamanho. Evitar o uso de notas de rodapé com tamanho superior a três linhas.  
  13. Palavras em língua estrangeira, neologismos ou nomenclaturas científicas deverão ser destacadas no corpo do texto em itálico.
  14. Quanto à apresentação das citações

 17.1    Aspas duplas para citações com até três linhas. Nesse caso, as citações devem ser colocadas no interior dos parágrafos.

17.2    As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte Times New Roman 10, espaçamento simples entre as linhas e sem aspas. Entre os parágrafos e as citações deve haver espaçamento simples.

17.3    As citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor no contexto da frase, só a inicial deve ser em letra maiúscula, e quando a menção é feita entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas.

18.No tocante a forma de apresentação das referências

 18.1    A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto.

18.2    As referências deverão ser apresentadas de acordo com os critérios abaixo.

a)      Livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

b)      Capítulo de livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO CAPÍTULO, Prenomes. "Título do capítulo: subtítulo". In: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes. Título da obra:subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

c)      Artigo de periódico: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO ARTIGO, Prenomes. "Título do artigo: subtítulo". Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

d)     Dissertações e Teses: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A), Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local.

e)      Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO TRABALHO, Prenomes. "Título do trabalho". In: Nome do evento, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho. 

Em casos de dúvidas quanto à forma de elaboração das referências, consultar as normas da ABNT – NBR 6023.

O descumprimento a estas diretrizes implicara no reenvio dos trabalhos aos seus respectivos autores, de modo que estes realizem a formatação de acordo com as normas estabelecidas pela comissão editorial do periódico.

O template para submissão do artigo pode ser acessado aqui:

https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/libraryFiles/downloadPublic/106

O template para submissão do Relato de Experiência pode ser acessado aqui:

https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/libraryFiles/downloadPublic/107

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.