• Revista Extensão & Sociedade Vol. XI, 2020.1
    v. 11 n. 1 (2020)

    O volume 2020.1 da Revista Extensão & Sociedade apresenta reflexões e experiências a partir de seis trabalhos que nos possibilitam vislumbrar o alcance e o impacto das ações de Extensão promovidas pelas Instituições de Educação Superior brasileiras.

    Nas páginas que se seguem o leitor reconhecerá a importância das ações voltadas para o atendimento das mulheres em comunidades de baixa renda, como na experiência do sensível trabalho de formação de mulheres leitoras desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus de Lajes, e do pertinente projeto que objetiva melhorar a saúde das mulheres e incentivar o autocuidado nos postos de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde por meio de ações educacionais desenvolvidas no âmbito do curso de graduação em Medicina do “Centro Universitário Tiradentes”, Maceió – AL; Terá oportunidade de se inspirar com os desafios e inovações da Extensão no “balanço” dos Programas e Projetos vinculados à Universidade Estadual de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos; No campo da Educação Escolar, poderá acompanhar a discussão sobre estratégias de aprendizagem em dois trabalhos: um sobre o uso de tecnologia digital para o ensino da Física, resultante de um projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, outro, sobre uma proposta didática de intervenção interdisciplinar no campo das ciências naturais, apresentada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; E, ainda, aprender sobre sustentabilidade a partir de outra ação de extensão da UFRN, realizada com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia elétrica nas escolas públicas do município de Goianinha-RN.

    Esse conjunto de textos expõe a Extensão como um importante pilar da Universidade Pública, responsável por disseminar, aprofundar e desenvolver conhecimentos e serviços para além das fronteiras acadêmicas. Destacamos, mais uma vez, que dar publicidade a esses esforços é a principal motivação da Revista “Extensão e Sociedade”.

    Boa leitura!

  • Revista Extensão & Sociedade Vol. X, 2019.2
    v. 10 n. 2 (2019)

    A Extensão Universitária é um campo multifacetado e o nosso leitor
    encontrará um pouco de sua riqueza e maleabilidade nos artigos
    publicados no volume de 2019.2 da Revista “Extensão e Sociedade”.
    Em dois importantes artigos, ações de extensão se destacaram enquanto
    suporte de cursos de licenciaturas e, em ambos os casos, têm
    como objetivo fazer com que os estudantes sintam mais segurança para
    vivenciar seus estágios curriculares, etapa desafiadora em que se apresentam
    à sociedade como profissionais em formação.


    Vimos ainda se estreitarem as relações entre extensão universitária
    e estágio curricular na área da saúde num interessante relato de experiência
    sobre o projeto de intervenção realizado no Hospital Ms. Walfredo
    Gurgel, em Natal, que buscou ampliar, entre os usuários, o acesso
    a informações sobre assistência pública e direitos sociais.


    A Extensão, em sua forma mais “clássica”, é evidenciada em outras
    duas narrativas sobre o projetos de extensão: o primeiro, desenvolvido
    pela Universidade Federal de São João Del Rey, levou um grupo de
    discentes do curso de nutrição para salas de aulas de escolas públicas
    para ensinar crianças sobre educação alimentar; O outro, vivenciado
    em escolas municipais de Garanhuns - PE, se desenvolveu com o fito
    de conscientizar e ensinar sobre hábitos de higiene importantes para a
    manutenção da saúde individual e coletiva. Em outro trabalho na área
    de saúde, feito na intersecção entre pesquisa e extensão, os autores
    descrevem o perfil epidemiológico dos casos de sífilis em um município
    do Rio Grande do Norte e colaboraram com a elaboração de projetos
    de educação e conscientização em saúde.


    Esses artigos destacam a simbiose que muitas vezes observamos entre
    ensino, pesquisa e extensão em fronteiras temáticas que são fluidas
    e, muitas vezes, complementares. Sejam todos convidados a adentrar
    nesse formidável “universo extensionista”.


    Boa leitura!


    Equipe Editorial

  • Revista Extensão & Sociedade Vol. X, 2019.1
    v. 10 n. 1 (2019)

    A edição 2019.1 do periódico “Extensão & Sociedade”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, apresenta artigos e relatos de experiência resultantes de atividades desenvolvidas em instituições de ensino superior em diferentes campos de conhecimento e recortes geográficos.

    Nossa linha editorial acolhe contribuições relacionadas às questões da prática extensionista em diálogo com reflexões teóricas atuais e, neste volume, o leitor irá encontrar seis trabalhos que discutem essas práticas a partir de três importantes áreas: Saúde, Educação e Meio Ambiente.

    Com relação à primeira dessas áreas, apresentamos um texto sobre educação nutricional com o incentivo às políticas públicas de segurança alimentar; sobre atenção farmacêutica, explorando o benfazejo uso de plantas para prevenção de doenças e outro, em contrapartida, sobre o perigo das plantas tóxicas em ambientes escolares. Na área do Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma proposta para criação de unidades de conservação e proteção ambiental tendo por princípio uma gestão pública participativa.

    E, em Educação, um valioso relato de experiência sobre o estímulo à aprendizagem na área da medicina a partir do emprego otimizado das TIC’s. (Tecnologias da Informação e da Comunicação) é seguido por outro, que aborda uma relevante discussão sobre práticas pedagógicas para o ensino de geografia no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UFRN.

    Os trabalhos foram realizados a partir de propostas de intervenção gestadas nos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino aos quais seus autores estão vinculados, como discentes e/ou docentes. Consideramos ainda que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão perpassam os textos e enriquecem o número que ora se faz publicar. Em respeito à própria natureza da Extensão, todos os trabalhos apresentados têm como referência a sociedade. A Revista cumpre, dessa maneira, sua missão na divulgação das práticas extensionistas exitosas que ilustram o comprometimento das Universidades com a transformação aliando conhecimento teórico e prático em benefício da sociedade.

     

    Equipe Editorial

  • Revista Extensão & Sociedade Vol. IX, 2018.2
    v. 9 n. 2 (2018)

    A Revista Extensão & Sociedade,  um periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), traz neste volume 2018.2,  seis trabalhos elaborados por docentes e estudantes. Os artigos e relatos de experiências apresentados são produtos de equipes da UFRN e da UDESC, sendo manuscritos inéditos submetidos pelos autores e avaliados pelo comitê cientifico desta revista.

    Os trabalhos e relatos relacionam atividades de interação com as comunidades, atendendo os preceitos da Extensão Universitária, sendo englobadas as áreas de: Ciências Sociais, Matemática, História, Saúde e Língua Inglesa.

    Os textos envolvem a atuação das ciências sociais na intervenção escolar; atividades em comunidade quilombola em Macaíba/RN; a atividade da enfermagem no serviço público hospitalar catarinense;  as práticas pedagógicas no ensino da matemática; a dinâmica no ensino de língua inglesa e sobre programa de iniciação a docência no Rio Grande do Norte.

    As propostas apresentadas englobam a interação entre a universidade e outros setores da sociedade, através de programas e projetos de extensão, que contribuem com a transformação da realidade social de diversas regiões, além de oportunizar à equipe extensionista a vivência de integração entre ensino-pesquisa-extensão. 

    Convidamos todos a uma leitura destes materiais, com acesso livre à comunidade acadêmica, contemplando importantes reflexões e concepções na dimensão da extensão universitária.

    Equipe Editorial

  • Revista Extensão & Sociedade Vol. IX, 2018.1
    v. 9 n. 1 (2018)

    A revista Extensão & Sociedade apresenta aos leitores mais uma edição com o propósito de divulgar experiências extensionistas promovidas em diferentes instituições de ensino do país com o envolvimento de docentes, discentes e técnicos da Educação Superior, profissionais de diversos campos e outros grupos da sociedade.


    Nesta edição, publicamos seis trabalhos, nos formatos de artigos e relatos de experiência, em duas áreas temáticas que, com frequência, se apresentam como as mais profícuas da Extensão Universitária: Saúde e Educação. Na primeira área, são abordadas a questão da saúde mental e do suicídio, além de um relato sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Blumenau/SC. Na área da Educação, foram colocadas em pauta a Educação Popular voltada para jovens e as experiências didáticas sobre o uso de jogos em sala de aula, bem como a importância de projetos que atuam na formação continuada de professores e na promoção do acesso às universidades por meio de cursos preparatórios para estudantes de baixa renda.
    A Revista “Extensão & Sociedade” continua firme no propósito de incentivar o desenvolvimento contínuo e a ampliação das ações de extensão, de maneira a estreitar os laços entre comunidade acadêmica e a sociedade. Desejamos a todos uma ótima leitura!


    Equipe Editorial

  • Edição especial | 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão
    2018

    Neste número especial a Revista Extensão & Sociedade contempla trabalhos selecionados a partir dos manuscritos encaminhados para apresentação no Congresso Brasileiro de Extensão-CBEU que em sua 8a edição foi sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN entre os dias 28 e 30 de junho de 2018.


    O CBEU é o maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como objetivo discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, propiciando a discussão sobre os Contextos e Potencialidades da Extensão integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com proposições inovadoras para a sociedade.


    O evento recebeu participantes de todas as regiões do Brasil e de outros países, com resumos ou trabalhos completos que foram apresentados em sessões de comunicações orais, dos quais 12 foram selecionados para esta publicação que recebeu o mesmo tema do evento: Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades.
    A temática ressalta a articulação entre a universidade e a sociedade de maneira ampliada por meio da extensão que têm se consolidado pela participação ativa de servidores docentes, servidores técnicos-administrativos, estudantes e outros atores da comunidade acadêmica junto a comunidades e organizações públicas, privadas e do terceiro setor.


    Os artigos, que contemplam várias áreas da extensão, foram selecionados a partir de indicação durante o processo de avaliação, tendo todos eles recebido nota máxima por dois avaliadores, com base nos critérios estabelecidos pela comissão científica e levando em conta a aderência à temática do 8º CBEU.


    Os textos trazem as experiências de ações de extensão muitas vezes integradas à pesquisa e ao ensino, com temas atuais e importantes para as discussões do contexto presente.

  • Edição especial | 60 anos da UFRN
    2018

    Este número da Revista Extensão e Sociedade oferece aos leitores textos especiais de autores destacados na instituição e fora dela. Foram convidadas a escrever pessoas que, de alguma forma, se destacam naquilo que pensam sobre o papel das universidades sob vários aspectos, como forma de homenagear a nossa querida UFRN, que comemora 60 anos neste junho de 2018.