A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v17n1ID32399Resumo
Esse relato de experiência é resultado do projeto de extensão “A retextualização como recurso didático no Ensino Fundamental I", que teve como objetivo desenvolver atividades de leitura, compreensão e produção de textos em uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva dos estudos dos gêneros discursivos, mais especificamente, na perspectiva da retextualização. Constatou-se que a retextualização como recurso didático possibilita o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Portanto, contribuiu para o desempenho dessas habilidades na turma na qual foi desenvolvida a ação extensionista. E, também, colaborou com a formação dos discentes envolvidos nas atividades do Projeto, proporcionando um olhar crítico acerca do ensino de língua materna e o uso da retextualização enquanto recurso didático no processo de compreensão, leitura e escrita no Ensino Fundamental I.
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