A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • AMANDA LORRANNY ALMEIDA ROCHA Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • ISABELA FERREIRA ALVES Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v17n1ID32399

Resumo

Esse relato de experiência é resultado do projeto de extensão “A retextualização como recurso didático no Ensino Fundamental I", que teve como objetivo desenvolver atividades de leitura, compreensão e produção de textos em uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva dos estudos dos gêneros discursivos, mais especificamente, na perspectiva da retextualização. Constatou-se que a retextualização como recurso didático possibilita o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Portanto, contribuiu para o desempenho dessas habilidades na turma na qual foi desenvolvida a ação extensionista. E, também, colaborou com a formação dos discentes envolvidos nas atividades do Projeto, proporcionando um olhar crítico acerca do ensino de língua materna e o uso da retextualização enquanto recurso didático no processo de compreensão, leitura e escrita no Ensino Fundamental I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

AMANDA LORRANNY ALMEIDA ROCHA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

ISABELA FERREIRA ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; ALMEIDA ROCHA, A. L. .; FERREIRA ALVES, I. . A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 17, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v17n1ID32399. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/32399. Acesso em: 6 jan. 2025.