Alimentar os fantasmas: paradoxos da redenção na lírica de Poesia Liberdade, de Murilo Mendes

Autores

  • Wellington Medeiros de Araújo

Palavras-chave:

Murilo Mendes, Redenção, Lírica, Modernidade

Resumo

Estudo sobre a Modernidade da poesia de Murilo Mendes a partir da análise da "vontade de redençáo", traço que aparece no livro Poesia Liberdade como força motriz de uma esperança para um mundo caduco e caótico. Ao recorrer ao Cristo, o poeta traz ao centro de seu intuito revolucionário a poesia e a justiça social. Entre a barbárie (Benjamin) e a redençáo (Löwy), o poeta faz uma poderosa reflexáo daqueles anos de terror (2ª guerra mundial) propondo na poesia, como o fez Baudelaire, um desejo atuante de consciência do porvir.

 

Wellington Medeiros de Araújo - professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em Literatura Comparada (UFRN), doutorando na UFRJ Desenvolve pesquisas com Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-05-2011

Como Citar

ARAÚJO, W. M. de. Alimentar os fantasmas: paradoxos da redenção na lírica de Poesia Liberdade, de Murilo Mendes. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1041. Acesso em: 19 abr. 2024.