UMA LEITURA DOS SUBALTERNOS DO ROMANCE MACAU

Autores

  • Maria Aparecida de Almeida Rego

Palavras-chave:

Romance de 30. Romance Macau. Personagens Subalternos

Resumo

Análise de alguns aspectos do romance Macau (1934) do ficcionista brasileiro Aurélio Pinheiro, situado no espaço urbano de uma cidade interiorana (Macau) no contexto do início do século XX no Brasil. A leitura recai sobre a trajetória de personagens que compõem as margens desse sistema econômico, tradicionalista e preconceituoso, por exemplo, as criadas, as mulheres submissas e o negro, dentre outros agentes que não tiveram reconhecimento social e foram vistos, durante muito tempo, como desgraças, comprometendo o avanço da nação. Destaca-se como aporte teórico Benjamin (1985), Candido (1976) e Spivak (2010), cujos estudos vislumbram a possibilidade de leitura de uma literatura representando uma realidade social que, na relação entre centro e periferia, promove o silenciamento de algumas vozes.

 

Maria Aparecida de Almeida Rego é professora na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte e é mestranda na área de concentração em Literatura Comparada, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL/UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

REGO, M. A. de A. UMA LEITURA DOS SUBALTERNOS DO ROMANCE MACAU. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 36–46, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6492. Acesso em: 29 mar. 2024.