FREVO NA ESCOLA: UMA PESQUISA DE CORPO E DANÇA-EDUCAÇÃO
Resumo
Esse artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a prática das danças brasileiras, como o Frevo, nas escolas de Pernambuco, mais especificamente nas escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, enfocando os processos de ensino-aprendizagem, coreografia, reconhecimento social, ancestralidade, consciência corporal, ritmo e afetividade em que as aulas de dança proporcionam aos alunos da educação básica. A pesquisa descreve as experiências vividas em sala de aula, utilizando metodologias que envolvem a educação somática, com técnicas de Feldenkrais e a espontaneidade do Frevo, com técnicas do mestre Nascimento do Passo. Esses procedimentos são considerados construtores das práticas pedagógicas, coreográficas e tradicionais em que a dança está inserida, junto ao reconhecimento das dimensões corporais e espirituais do aluno.
Downloads
Copyright (c) 2019 MANZUÁ Revista de Pesquisa em Artes Cênicas/ Manzuá: Journal of Research in Performing Arts

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.