FREVO NA ESCOLA: UMA PESQUISA DE CORPO E DANÇA-EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2019v2n1ID18402Resumen
Esse artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a prática das danças brasileiras, como o Frevo, nas escolas de Pernambuco, mais especificamente nas escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, enfocando os processos de ensino-aprendizagem, coreografia, reconhecimento social, ancestralidade, consciência corporal, ritmo e afetividade em que as aulas de dança proporcionam aos alunos da educação básica. A pesquisa descreve as experiências vividas em sala de aula, utilizando metodologias que envolvem a educação somática, com técnicas de Feldenkrais e a espontaneidade do Frevo, com técnicas do mestre Nascimento do Passo. Esses procedimentos são considerados construtores das práticas pedagógicas, coreográficas e tradicionais em que a dança está inserida, junto ao reconhecimento das dimensões corporais e espirituais do aluno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).