Microperformances e experiências estelares:
o vivido no relembrado
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2019v2n3ID19133Resumo
Microperformances e experiências estelares: o vivido no relembrado - A partir da sua história pessoal, o autor analisa o impacto das mais distintas performances que o atravessaram desde a tenra idade vivida no interior do norte fluminense. Algumas se transformaram em lembranças fragmentadas, as quais ele nominou como “microperfomances”; outras, às quais foi exposto e que o marcaram profundamente ao longo do seu trabalho criativo ele as conceituou como “experiências estelares”. A partir destas duas definições é proposto um entendimento sobre a importância das performances culturais na percepção sobre tradições, suas hermenêuticas e suas reais contribuições ao desenvolvimento das performances artísticas. Como contraponto ao vivido e ao relembrado, o autor aponta o pensamento hegemônico incutido na memória social do brasileiro. o qual denomina como “recursos coloniais hospedeiros”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).