O ÓCIO CRIATIVO E AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

DIÁLOGOS COM A PRÁTICA LABORATORIAL DO GRUPO ARKHÉTYPOS

Autores

  • Thazio Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n1ID20462

Resumo

Esse artigo é decorrente da pesquisa de iniciação cientifica realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) intitulada “A Poética dos Elementos e as Epistemologias do Sul” (PIBIC/CNPq 2019-2020). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o conceito de Ócio Criativo, de Domenico de Masi (2000), relacionando-o com as Epistemologias do Sul, de Boaventura de Sousa Santos (2009), e com a prática laboratorial do Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN. À luz da Poética dos Elementos (BACHELARD, 2013) e da “Dramaturgia dos Encontros” (HADERCHPEK, 2016) se delineia o “Processo Tempo” que emerge como resultado prático desta pesquisa.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

MENEZES, T. O ÓCIO CRIATIVO E AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL: DIÁLOGOS COM A PRÁTICA LABORATORIAL DO GRUPO ARKHÉTYPOS. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 214–239, 2020. DOI: 10.21680/2595-4024.2020v3n1ID20462. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/20462. Acesso em: 2 maio. 2024.