EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS

Autores

  • Hannah Lopes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23192

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre o universo da cultura digital e as possibilidades de criação e produção teatral mediadas pela tecnologia, a partir das experiências cênicas que surgiram no contexto pandêmico vivido no ano de 2020 pela disseminação do coronavírus. Com foco investigativo na experiência vivenciada com o experimento cênico-digital Enquanto a Festa não Chega, do Laboratório de Pesquisa e Criação Cênica -  Cri’Ative’Se Lab. (Recife/PE). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, buscando um diálogo relacional entre o teatro e seus moldes já conhecidos, em interação com os meios virtuais. Utilizando como procedimento o estudo bibliográfico sobre cultura, cultura digital e as teatralidades contemporâneas; o recolhimento de discussões sobre o tema dispostos nas redes, o depoimento dos colegas participantes da experiência; e a análise das similaridades e diferenças com a hibridização dessas formas.  Sob essa perspectiva, foi possível identificar a capacidade transgressora do fazer teatral com uma nova percepção de presença, tempo e espaço – tão caros ao teatro -, a partir do estabelecimento de uma conexão diferenciada entre artistas e espectadores nas experiências mediadas pelos recursos tecnológicos. Surgindo assim, novas possibilidades e formas de criação e produção para o teatro.

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Publicado

10-01-2021

Como Citar

LOPES, H. EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 139–159, 2021. DOI: 10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23192. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23192. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Travessias em pesquisa/ Crossings in research