EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23192Abstract
O texto apresenta reflexões sobre o universo da cultura digital e as possibilidades de criação e produção teatral mediadas pela tecnologia, a partir das experiências cênicas que surgiram no contexto pandêmico vivido no ano de 2020 pela disseminação do coronavírus. Com foco investigativo na experiência vivenciada com o experimento cênico-digital Enquanto a Festa não Chega, do Laboratório de Pesquisa e Criação Cênica - Cri’Ative’Se Lab. (Recife/PE). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, buscando um diálogo relacional entre o teatro e seus moldes já conhecidos, em interação com os meios virtuais. Utilizando como procedimento o estudo bibliográfico sobre cultura, cultura digital e as teatralidades contemporâneas; o recolhimento de discussões sobre o tema dispostos nas redes, o depoimento dos colegas participantes da experiência; e a análise das similaridades e diferenças com a hibridização dessas formas. Sob essa perspectiva, foi possível identificar a capacidade transgressora do fazer teatral com uma nova percepção de presença, tempo e espaço – tão caros ao teatro -, a partir do estabelecimento de uma conexão diferenciada entre artistas e espectadores nas experiências mediadas pelos recursos tecnológicos. Surgindo assim, novas possibilidades e formas de criação e produção para o teatro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).