CORPO, TEATRO E ISOLAMENTO: RELATOS DE UM ATOR EM UMA EXPERIÊNCIA CÊNICO-DIGITAL

  • Raphael Oliveira Sesc Pernambuco
  • Fernanda Mélo Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Este artigo apresenta fragmentos sobre o processo artístico vivido durante o começo da pandemia do Covid-19 pelo ator/pesquisador Raphael de Oliveira, relatando os incômodos do isolamento em aspectos físicos e mentais e a busca pela teatralidade nos espaços digitais. A experiência dentro do Laboratório de pesquisa e criação cênica da produtora Cri’Ative’Se Cultural, especificamente no processo criativo do grupo de trabalho focado em mediação cênica, resultou na obra cênico-digital “Enquanto a festa não chega”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Oliveira, Sesc Pernambuco

Raphael de Oliveira é artista/ator de Teatro, aluno do Sesc desde 2016, atualmente realizando o curso de interpretação para teatro (CIT) na instituição. Atuou em diversos espetáculos em mostras pedagógicas de Recife-PE, dentre elas, na companhia Fiandeiros e no Teatro Marco Camarotti. É integrante do laboratório de pesquisa e criação cênica da Cri'Ative'Se Cultural, focado em mediação cênica. Ator no Coletivo Domínio Público em 2020, estando ativamente inserido em trabalhos artisticos durante a pandemia do Covid-19.

Fernanda Mélo, Universidade Federal de Pernambuco

Fernanda Mélo é artista/educadora/pesquisadora atuando com o componente curricular Teatro (Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco desde 2016. Pesquisa corpo e/em performance na tecitura entre a arte da contação de histórias, o teatro e a educação, na qual vem caracterizando o híbrido narratriz. Criou como narradora e encenadora em diferentes espetáculos da Cia. Agora Eu Era (Recife-PE) entre 2014 e 2018 e atualmente segue em investigação com a palhaça Margot. Mestra em Artes Cênicas pelo PPGArC/ UFRN (2020), especialista em Arte, educação e tecnologias contemporâneas pela UnB (2014) e licenciada em Educação Artística/Artes Cênicas pela UFPE (2012). Pesquisadora do grupo GPECAE/ Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE) desde 2018.

Publicado
10-01-2021
Como Citar
OLIVEIRA, R.; MÉLO, F. CORPO, TEATRO E ISOLAMENTO: RELATOS DE UM ATOR EM UMA EXPERIÊNCIA CÊNICO-DIGITAL. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 46-59, 10 jan. 2021.