ORDEM OU PROGRESSO: RELAÇÕES ENTRE DRAMA E TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO

  • Maria Jade Pohl Sanches UFSM
  • Marcia Berselli UFSM
  • Victória Blini Strasser UFSM

Resumo


O presente artigo trata de uma prática desenvolvida durante o estágio do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Após as primeiras observações em campo, a dupla de estagiárias identificou a importância de que a aula de teatro pudesse tratar de assuntos relacionados a opressões, uma vez que a presença de estruturas hierárquicas rígidas no contexto social dos estudantes os levava a se identificarem como oprimidos e opressores. Iniciamos, portanto, com o Teatro do Oprimido, em busca da autonomia e o protagonismo dos estudantes de modo que fossem agentes das práticas em sala de aula, o que nos possibilitou propor a exploração do Teatro do Oprimido como estratégia para o processo de Drama, em busca de relações entre estas metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, UFSM

Licenciada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduanda do 4º semestre do curso de Educação Especial Diurno- Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - Atual). Graduanda do 3º semestre do curso de Pedagogia (segunda licenciatura) da Universidade Metodista de São Paulo (2019 - Atual).

Marcia Berselli, UFSM

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, escola e acessibilidade. Artista da cena.

Victória Blini Strasser, UFSM

Victória Blini Strasser, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Atriz. Graduanda no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado
10-01-2021
Como Citar
POHL SANCHES, M. J.; BERSELLI, M.; BLINI STRASSER, V. ORDEM OU PROGRESSO: RELAÇÕES ENTRE DRAMA E TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 182-202, 10 jan. 2021.