ORDEM OU PROGRESSO: RELAÇÕES ENTRE DRAMA E TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23237Résumé
O presente artigo trata de uma prática desenvolvida durante o estágio do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Após as primeiras observações em campo, a dupla de estagiárias identificou a importância de que a aula de teatro pudesse tratar de assuntos relacionados a opressões, uma vez que a presença de estruturas hierárquicas rígidas no contexto social dos estudantes os levava a se identificarem como oprimidos e opressores. Iniciamos, portanto, com o Teatro do Oprimido, em busca da autonomia e o protagonismo dos estudantes de modo que fossem agentes das práticas em sala de aula, o que nos possibilitou propor a exploração do Teatro do Oprimido como estratégia para o processo de Drama, em busca de relações entre estas metodologias.
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(c) Tous droits réservés Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 2020
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