TEATRO PERFORMATIVO: DA CENA COM PESSOAS AFÁSICAS À CENA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • JULIANA PABLOS CALLIGARIS Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas IA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n1ID28865

Resumo

Este artigo reflete sobre o ato teatral performativo e a coocorrência de semioses verbais e não verbais em contextos de afasia. Meu enfoque recai na reconstituição de semioses multimodais pela afásica, não na ausência da afasia, mas na presença da afasia. A partir daí, investiguei a noção de densidade modal das semioses que se interconectam, visando salientar que elas são: distintas; que sua relevância na construção do sentido depende do recurso multimodal, da capacidade oral e motora da afásica, de recursos mais convocados e recorrentes na cena, do contexto de produção do sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

CALLIGARIS, J. P. TEATRO PERFORMATIVO: DA CENA COM PESSOAS AFÁSICAS À CENA CONTEMPORÂNEA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26, 2022. DOI: 10.21680/2595-4024.2022v5n1ID28865. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/28865. Acesso em: 19 abr. 2024.