A CONDIÇÃO RITUAL DO ACONTECIMENTO CARNAVALESCO:

INVERSÃO E EXTRAVERSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36469

Resumo

O presente texto se propõe a discutir ideias que assumem e compreendem a condição ritual inerente ao acontecimento carnavalesco. A partir de uma articulação conceitual entre pensadores do campo da cultura, debatemos algumas características do fenômeno carnavalesco de rua, sobretudo os desfiles de escolas de samba do carnaval brasileiro, com vistas a problematizar as perspectivas de inversão e extraversão que se articulam em tal contexto popular, atentando-se a relações e aspectos ligados com sua corporeidade e gramática gestual próprias.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Da Cruz Souza, UFPel

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e professor colaborador do Mestrado em Artes Visuais - PPGAVI.. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participou de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea e em 2019 do grupo de danças espanholas na mesma instituição até o ano de 2021. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2021 e do conselho editorial gestão 2021-2023. Coordenador do Comitê Temático "Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos" da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) juntamente com o professor Doutor Thiago de Jesus da Silva Amorim. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2021 e 2021-2023. Homenageado no 11o Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.

Thiago Silva de Amorim Jesus, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Professor no Curso de Dança-Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em História (UFPel). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNISUL) e Licenciado em Dança (Unicruz). Co-Líder do Grupo de Pesquisa OMEGA-Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Diretor da Abambaé Cia de Danças Brasileiras. Pesquisador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel - NUFOLK e Coordenador do Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade (Centro de Artes-UFPel).

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Publicado

02-11-2024

Como Citar

DA CRUZ SOUZA, M. A. .; SILVA DE AMORIM JESUS, T. A CONDIÇÃO RITUAL DO ACONTECIMENTO CARNAVALESCO: : INVERSÃO E EXTRAVERSÃO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 205–221, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36469. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36469. Acesso em: 12 dez. 2024.