A CONDIÇÃO RITUAL DO ACONTECIMENTO CARNAVALESCO:
INVERSÃO E EXTRAVERSÃO
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36469Résumé
O presente texto se propõe a discutir ideias que assumem e compreendem a condição ritual inerente ao acontecimento carnavalesco. A partir de uma articulação conceitual entre pensadores do campo da cultura, debatemos algumas características do fenômeno carnavalesco de rua, sobretudo os desfiles de escolas de samba do carnaval brasileiro, com vistas a problematizar as perspectivas de inversão e extraversão que se articulam em tal contexto popular, atentando-se a relações e aspectos ligados com sua corporeidade e gramática gestual próprias.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marco Aurélio Da Cruz Souza, Thiago Silva de Amorim Jesus 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).