DE NORTE A SUL DO TOCANTINS

BOSQUEJOS DA CULTURA POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36496

Resumo

Este ensaio memorialístico apresenta a unidade federativa mais nova da união – que traz consigo manifestações centenárias que retratam não somente a identidade, mas deixam vivas crenças, tradições, a cultura e o legado de seu povo. Este trabalho foi desenvolvido na perspectiva de vislumbrar um breve bosquejo das manifestações culturais tocantinenses, sendo ponto de partida para futuras pesquisas e mapeamento do fazer cultural no estado. Este estudo é autorreferente e se organiza de forma memorialística a partir dos saberes e fazeres culturais de nosso Brasil Central – uma terra de cerrados, de danças e teatralidades que falam de um povo que canta, reza, mandinga, celebra e espirala seus corpos e ancestralidades na cruzo do tempo, do tempo de um Tocantins que metaforicamente dança e brinca como uma criança em dia de chuva. Este trabalho fala do nosso povo, desde de Caretas até uma mãe por nome de Dona Romana. O ensaio pode ser lido como um mergulho nas águas doces dos autores que transcreveram suas memórias afetivas e sensíveis ou ainda, como uma cartografia que datilografa o legado do nosso povo tocantinense, de um Brasil Cerrado, que recria as suas manifestações culturais no aqui e no agora. Este ensaio é uma organização para colocar o nosso bloco na rua ou um convite para sentar na calçada e ver a festa que vem das ruas brincar.

Palavras-chave: Cultura Popular. Tocantins. Ensaio memorialístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião de Sales Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor de Artes Cênicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO), Campus Gurupi, onde atua nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no Curso de Licenciatura em Teatro e na Pós-graduação em Arte educação. Sebastião é o 1 Doutor em Dança do Brasil formado pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDANÇA/UFBA). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGARC/UFRN). Especialista em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado em Dança e Teatro (UFRN) e tem Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É brincador das culturas populares, professor e pesquisador das artes da cena, especialmente das Danças Populares Brasileiras. Brincante de Boi de Reis onde coloca as figuras do Mestre, Mateus, Birico, do próprio Boi e da Catirina, a mulher transvestida de vida e morte . Sebastião, atuou na rede municipal e estadual de educação do Rio Grande do Norte com estudos voltados para arte e cultura popular. Idealizou o projeto pedagógico "Cultura no chão da escola" na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN, atendendo cerca de 14 mil estudantes e 50 escolas municipais. É intérprete-criador do Espetáculo "Saudades Z(é)" - prática cênica resultante de sua pesquisa de Mestrado na UFRN. Teve participação no espetáculo "Revoada" do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), do Espetáculo "Pérola" da Cia. Pérola de Teatro e do Espetáculo "Lá do Interior" do Coletivo de Atores Ô de casa, ô de fora, no qual assume a função de diretor e ator do Coletivo. Foi júri técnico no ano de 2023 do 40 Festival de Dança de Joinville, o festival das emoções; na categoria de Danças Populares Brasileiras e também do Festival de Danças Populares Catarinenses.

Adílio Jorge Sabino, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Gurupi

Possui licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco - FASF/Unisa (2007) e licenciatura em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO (2014). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática (2013) e em Artes na Educação (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá – FACIMAB. Docente na Secretária Estadual de Educação do Tocantins - SEDUC-TO, na função de professor regente de Matemática no Ensino Médio. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, na função de professor do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). e-mail: adilio.sabino@ifto.edu.br

Sara Caroliny Marques Moraes Chaves, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins - SEDUC/TO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás FEF/UFG (2012) e Formação Técnica em Dança Contemporânea pelo Centro de Educação Profissional Basileu França SECT/GO(2012). Especialista Lato Sensu em Sistema Laban / Bartenieff, pela Faculdade Angel Vianna/RJ. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - CEPAE/UFG. Docente na Secretária Estadual de Educação do Tocantins -SEDUC-TO, na função de professora regente de Educação Física e Itinerários Formativos no Ensino Médio. e-mail: sara_caroliny@hotmail.com

Downloads

Publicado

02-11-2024

Como Citar

DE SALES SILVA, S.; JORGE SABINO, A.; MARQUES MORAES CHAVES, S. C. . DE NORTE A SUL DO TOCANTINS: BOSQUEJOS DA CULTURA POPULAR. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 87–110, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36496. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36496. Acesso em: 21 dez. 2024.