(AUTO)BIOGRAFIA EM CENA E PROCESSO CRIATIVO:NARRATIVAS DO CONGADO MINEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37591

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre o processo de criação da obra “Raiz D’água”. Percebo meu corpo, enquanto instrumento artístico que nasceu e foi acolhido pelas festas populares dos Congados mineiros-  corpo em diálogo com saberes, afetos, memórias e ancestralidade - na busca por atingir um processo de criação que ruma a horizontes mais íntegros com a cultura afromineira. O congado e toda a sua ancestralidade, revela elementos simbólicos, gestuais, sonoros, que provocam a experimentar cenicamente. São referências práticas deste texto a vivência no Congado e Moçambique de Ibertioga/ MG e os saberes transmitidos oralmente através de familiares e referências como Inaicyra Falcão Santos (2009), Leda Maria Martins (1997; 2002), Juliana Mota (2012; 2020), Jarbas Siqueira Ramos (2017, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iasmim Alice Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Atriz (DRT0012359/MG), formada pelo Curso de Preparação Para Atores pelo Teatro da Pedra e Baharel em Teatro pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), desenvolve pesquisa na área de cena autobiográfica, estudo do corpo, dança afro e estudo de processo criativo. Em 2018.2, participou do Programa de Mobilidade Acadêmica realizado pelo Convênio ANDIFES em parceria com o Banco Santander, sendo bolsista pelo programa de Mobilidade Acadêmica estudando durante três semestres, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nas seguintes vertentes: teatro negro, teatro-dança, dança afro-brasileira, performance e cultura popular. Atualmente é mestranda em Artes na Universidade Estadual de Minas Gerais, com pesquisa intitulada "Pés que dançam e contam histórias: Congada e Moçambique de Ibertioga/MG".

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

SILVA, I. A. (AUTO)BIOGRAFIA EM CENA E PROCESSO CRIATIVO:NARRATIVAS DO CONGADO MINEIRO . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 86–99, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37591. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37591. Acesso em: 7 jan. 2025.