TRANSMISSÃO DE SABERES NO BARRACÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37806Resumo
Este artigo descreve e reflete acerca dos atravessamentos de como a manifestação do bumba meu boi nos fez chegar ao barracão do boi da Floresta e das influências dessa prática na produção artístico-pedagógica. Refletindo sobre esses espaços de iniciativas socioeducativas o artigo discute três aspectos que envolvem o boi da Floresta, localizado no bairro da Liberdade, São Luís, Maranhão: a) as formas de transmissão de saberes no barracão; b) o papel do barracão para a comunidade e c) o atravessamento do boi nas criações artísticas. Este estudo fez uso da pesquisa de campo, realizando coleta de dados através de entrevistas orais na perspectiva de uma abordagem qualitativa, considerando a necessidade de uma relação subjetiva e horizontal com o espaço e o objeto da pesquisa. Visando o surgimento de novos materiais durante a investigação, apresenta reflexões sobre saberes populares que resultam em diferentes formas do fazer artístico-pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wiliam Euller Sousa Sá, Gisele Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).