ENTRE CANDOMBLÉ, COTIDIANO E TEATRO

INDDIEGENTE, A APARIÇÃO DE UM CORPO SAGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37826

Resumo

Este artigo busca explorar a relação entre Candomblé, Aparição e Teatro Ritual. Para tanto, compartilha os fundamentos do processo criativo da Inddiegente - figura elaborada a partir de experiências pessoais e espirituais. Dessa maneira, o Candomblé, religião afro-brasileira; o Jogo Ritual, metodologia de criação proposta por Robson Haderschpek; e o conceito de Aparição, de Lhola Amira, compõem uma noção de espiritualidade cuja base fundamenta a existência da Inddiegente como presença cênica e espiritual, que tanto desafia as fronteiras, convencionalmente, estabelecidas, entre sagrado-profano, como expõe as feridas históricas dos corpos negros. Metodologicamente, utiliza-se a abordagem da autoetnografia no tratamento das narrativas pessoais e na análise crítica dos contextos socioculturais.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Artista e pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes/UFPB) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realizou estágio pós-doutoral no Programa Eixos Temáticos do Instituto de Estudos Avançados da Univesidade de São Paulo (USP).

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

ANDRADE, J.; OLIVEIRA, V. H. N. de . ENTRE CANDOMBLÉ, COTIDIANO E TEATRO : INDDIEGENTE, A APARIÇÃO DE UM CORPO SAGRADO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 137–156, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37826. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37826. Acesso em: 6 jan. 2025.