ENTRE CANDOMBLÉ, COTIDIANO E TEATRO
INDDIEGENTE, A APARIÇÃO DE UM CORPO SAGRADO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37826Resumen
Este artigo busca explorar a relação entre Candomblé, Aparição e Teatro Ritual. Para tanto, compartilha os fundamentos do processo criativo da Inddiegente - figura elaborada a partir de experiências pessoais e espirituais. Dessa maneira, o Candomblé, religião afro-brasileira; o Jogo Ritual, metodologia de criação proposta por Robson Haderschpek; e o conceito de Aparição, de Lhola Amira, compõem uma noção de espiritualidade cuja base fundamenta a existência da Inddiegente como presença cênica e espiritual, que tanto desafia as fronteiras, convencionalmente, estabelecidas, entre sagrado-profano, como expõe as feridas históricas dos corpos negros. Metodologicamente, utiliza-se a abordagem da autoetnografia no tratamento das narrativas pessoais e na análise crítica dos contextos socioculturais.
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Derechos de autor 2024 Judson Andrade, Victor Hugo Neves de Oliveira
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