PIRÔ, PALHAÇARIA E BRINCADEIRAS NO SETOR DOS CAVALINHOS NO ARRAIAL DO PAVULAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID38934Resumo
O presente artigo descreve o trabalho desenvolvido pelo artista Hudson dos Passos, como o personagem Pirô, no setor da Campina, no Arrastão do Pavulagem (Belém-PA). Apresenta-se o Arrastão do Pavulagem e descreve-se os cortejos, abordando o processo educativo do Instituto Arraial do Pavulagem. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico. O artigo foi desenvolvido a partir da análise de materiais audiovisuais, e entrevistas com o artista Hudson dos Passos, criador do Pirô, e tem como referência os conceitos de brincadeiras de rua, cortejos populares e corpo brincante em Silva (2021), Chagas (2016) e Barroso (2019). Constatou-se que, desde o processo de criação do personagem até a sua atuação nos Arrastões, o artista criador tem como inspiração sua vivência nos cortejos do Boi de Máscara de São Caetano de Odivelas, e desenvolveu o seu personagem a partir da sua experiência e seu cotidiano nos Arrastões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Silvia Sueli Santos da Silva, Lucelle Oliveira do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)