PIRÔ, PALHAÇARIA E BRINCADEIRAS NO SETOR DOS CAVALINHOS NO ARRAIAL DO PAVULAGEM
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID38934Résumé
O presente artigo descreve o trabalho desenvolvido pelo artista Hudson dos Passos, como o personagem Pirô, no setor da Campina, no Arrastão do Pavulagem (Belém-PA). Apresenta-se o Arrastão do Pavulagem e descreve-se os cortejos, abordando o processo educativo do Instituto Arraial do Pavulagem. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico. O artigo foi desenvolvido a partir da análise de materiais audiovisuais, e entrevistas com o artista Hudson dos Passos, criador do Pirô, e tem como referência os conceitos de brincadeiras de rua, cortejos populares e corpo brincante em Silva (2021), Chagas (2016) e Barroso (2019). Constatou-se que, desde o processo de criação do personagem até a sua atuação nos Arrastões, o artista criador tem como inspiração sua vivência nos cortejos do Boi de Máscara de São Caetano de Odivelas, e desenvolveu o seu personagem a partir da sua experiência e seu cotidiano nos Arrastões.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Silvia Sueli Santos da Silva, Lucelle Oliveira do Nascimento 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)