A “ESCUTA DO OLHAR” NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PALHAÇOS E PALHAÇAS:
UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID39224Resumo
Este artigo explora o conceito de "escuta do olhar" na formação e na atuação de palhaços/as, termo que emergiu em práticas formativas realizadas nos últimos vinte anos, no campo dos/as “palhaços/as visitadores/as” de hospitais. Com base na perspectiva fenomenológica, realizou-se uma pesquisa teórico-prática multidisciplinar, incluindo cinco entrevistas com palhaços/as profissionais, para compreender como a “escuta do olhar” pode contribuir nesse segmento. O estudo revela que a prática em questão envolve atenção plena, percepção aguçada, presença, corporalidade ativa e habilidade comunicativa como aspectos centrais. A interação sensorial com o mundo integra sentidos e formas expressivas, tornando cada pessoa mais sensível ao entorno. Conclui-se que a "escuta do olhar" atua como um amálgama, integrando percepção, emoção e consciência, além de promover uma relação autêntica e transformadora do/a artista com o processo formativo e/ou a performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Wuo, Marco Antonio Coelho Borloleto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)