MEMÓRIAS QUILOMBOLAS
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE ITACARÉ-BA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID40213Resumo
Neste artigo, apresentamos vivências em manifestações artísticas, de origem quilombola, presentes do município de Itacaré (BA). Os mais velhos, a partir da contação de histórias, acabaram facilitando a preservação das memórias, e que tão logo se tornaram patrimônios culturais do município, mais precisamente do quilombo Porto de Trás, que resiste há mais de 287 anos. O objetivo central dessa pesquisa é recontar as histórias e desvelar as manifestações artísticas e patrimônios culturais, por vezes, usurpadas cognitiva e culturalmente por pessoas brancas, quais sejam: O Rancho do Bicho e do Caçador, e da Lavagem do Porto de Trás. A metodologia empregada partiu de revisões bibliográficas, como também da realização da Pesquisa de Escuta, em contexto de alteridade, para então apresentar a resistência do povo preto do Sul da Bahia. Por fim, buscamos veicular como a cultura negra têm proporcionado encontros de saberes, trocas de histórias orais e valorização das identidades e vivências afro-brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Vítor Ferreira NUNES, Vitória Santos dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)