MEU CORPO ESCREVE NO ERRO

RELATOS E REFLEXÕES DE UMA AÇÃO PERFORMATIVA NO CORPO DA CIDADE

Autores

  • Jéssica Lins Costa Souza Fundação Itaú Escola e Celia Helena Centro de Artes e Educação
  • Moacir Romanini Junior Escola Superior de Artes Célia Helena https://orcid.org/0000-0003-0989-0778

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40346

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão em torno da ação performativa “Meu corpo escreve no erro”, uma travessia poética e política pela cidade de Anápolis, Goiás. A ação ocupa fissuras – físicas e simbólicas – como possibilidade de existência para aquilo que não se encaixa na linearidade da norma. A cidade, projetada para os corpos típicos, se revela excludente, mas é nas brechas que o corpo encontra lugar para se infiltrar, resistir e se expressar. Nesse processo, o corpo-escrita de uma artista-autista se move entre margens e invisibilidades, propondo uma arte que desafia a normatividade e se ancora nas singularidades de quem escreve, caminha e resiste através do “erro” como forma de existência. Os relatos da experiência prática dialogam com os estudos de Temple Grandin, Estela Lapponi, Christine Greiner, Henri Lefebvre e Milton Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Lins Costa Souza, Fundação Itaú Escola e Celia Helena Centro de Artes e Educação

Artista e performer. Atriz graduada em Licenciatura em Artes Cênicas em Universidade Federal de Goiás com a pesquisa monográfica “O Ator Poesia: Memórias Poéticas da Graduação”, sob orientação de Saulo Dallago, 2017. Foi integrante da Cia de Teatro Sala Três – Cia de Teatro de Goiânia-GO, com o espetáculo “No Dorso Instável de Um Tigre” aprovado pela lei municipal de incentivo à cultura, 2019-2020. Pós-Graduação em Corpo: Dança, teatro e performance em Célia Helena Centro de Artes e Educação, São Paulo. Com a referente pesquisa apresentada – quando na folha – ULTRAPASSANDO AS MARGENS – UM CORPO, POESIA –, sob orientação de Junior Romanini, 2022. Atualmente é mestranda na Turma Especial Laboratório em Artes e Mediação Cultural em Fundação Itaú Escola e Celia Helena Centro de Artes e Educação, com a pesquisa Meu corpo escreve no erro, sob orientação de Junior Romanini.

Moacir Romanini Junior, Escola Superior de Artes Célia Helena

Doutor em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Unicamp, cuja pesquisa teve a orientação da Profa. Dra. Ana Cristina Colla (Lume Teatro). Mestre em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, com orientação de Matteo Bonfito. Graduado em ARTES CÊNICAS (Interpretação Teatral) pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Em sua pesquisa de mestrado dedicou-se ao estudo do Movimento Neoconcreto em diálogo com poéticas presenciais realizadas em ambientes naturais. No doutorado debruçou-se sobre a earth-body-art produzida na América Latina. De 2007 a 2015 integrou o T.O.U. Teatro, de Londrina, cidade onde também ministrou oficinas teatrais durante oito anos. Também em Londrina, foi professor em caráter temporário no curso de Graduação em Artes Cênicas da UEL. Em suas práticas teatrais dedica-se ainda à pesquisa do treinamento psicofísico do ator. Em São Paulo faz parte da Cia Para Planos e do Coletivo Tresbeira. É professor convidado do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde leciona a disciplina Performatividades na Cena Contemporânea.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

COSTA SOUZA, Jéssica Lins; ROMANINI JUNIOR, Moacir. MEU CORPO ESCREVE NO ERRO: RELATOS E REFLEXÕES DE UMA AÇÃO PERFORMATIVA NO CORPO DA CIDADE. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 220–234, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40346. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40346. Acesso em: 23 dez. 2025.