SOL, PEDRAS E PUNHAIS

O ESPAÇO IMAGÉTICO DO CANGAÇO NA DRAMATURGIA POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID40509

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o espaço imagético do cangaço na dramaturgia potiguar. Para tal feito, exploraremos a antologia De Sol, de Pedras e Punhais (2007), do célebre dramaturgo, poeta e jornalista potiguar Racine Santos (1948). Assim, em três peças, investigaremos o espaço que perpassa o imaginário nordestino, especialmente o potiguar, no que diz respeito às estruturas que compõem o cangaço. Tais temáticas evocam discussões espinhosas sobre identidade nordestina e o banditismo social. Para tanto, as obras de Durval Muniz, A Invenção do Nordeste (2011), e de Luiz Bernardo Pericás, Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica (2010), nos nortearão para um estudo mais objetivo, sem deixar de considerar o caráter subjetivo dessas temáticas.

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Biografia do Autor

Emily Chacon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciada em Teatro e graduanda em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnica em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pós-graduanda em ensino de teatro, também pelo IFRN. Atuante nas áreas de pesquisa sobre a história e conservação do teatro no Rio Grande do Norte e nas narrativas dos espaços urbanos na linguagem fílmica.

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui Pós-Doutorado (2023) em Geografia Cultural pela University of Sussex - Inglaterra e Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Lider (2003-2024) do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação. Fez parte, como professora permanente, do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN (de 2003 a 2025). Coordenou o Curso de Especialização em Cinema da UFRN (2014-2015 e 2016-2017). Atua como pesquisadora na área de Cinema e da Geografia Cultural no contexto dos seguintes temas: estudos sobre o espaço geográfico e arquitetônico; geografias fílmicas; olhares imagéticos sobre a cidade; estética e cultura visuais moderna e pós-moderna.

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Publicado

06-12-2025

Como Citar

CHACON, Emily; BRAGA E VAZ DA COSTA, Maria Helena. SOL, PEDRAS E PUNHAIS: O ESPAÇO IMAGÉTICO DO CANGAÇO NA DRAMATURGIA POTIGUAR. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 269–289, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID40509. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40509. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Articles