PERFORMANCES NEGRAS NOS ESPAÇOS URBANOS DO SÉCULO XIX:
A LATÊNCIA DOS CORPOS NEGROS E SUAS SUTILEZAS/ESPERTEZAS PARA RESISTIR E EXISTIR NO BRASIL DO SÉCULO XIX.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID40746Resumo
O texto busca fazer uma reflexão a partir de pontos históricos no qual o sujeito/a negro/a se coloca em evidência a partir de atos performáticos, nos quais eles/as assumem aí, certa visibilidade. O texto busca compreender nestes atos e ações, a execução dos atos performáticos incitados por corpos excluídos, segregados, corpos em reconstrução, corpos aos quais, a ensaísta Josette Feral vai referenciar no livro “Além dos Limites: teoria e crítica do teatro” (2015), no qual, perpassa o conceito de performance e performatividade, existente em corpos como esses, viventes do século XIX. Esse artigo perpassa também, pelo entendimento de território/(re)torritorialização no qual Muniz Sodré explana no livro: “O Terreiro e a Cidade: a forma social negro-brasileira” (2002), no qual o texto busca se apoiar, para assim, evidenciar a resistência, a resiliência e a vontade de existir desses homens e mulheres negros/as, nos territórios de Minas Gerais, performando ações e construindo caminhos aos quais pudessem existir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Osmar Vanio Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)