TECIDOS DE MEMÓRIA
DRAMATURGIAS ALINHADAS COMO GESTO POÉTICO DE COSTURAR LEMBRANÇAS, REORGANIZAR O TEMPO E ALINHAVAR VIVÊNCIAS DE QUATRO RETALHOS CÊNICOS.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42147Resumo
Este trabalho objetiva discutir a memória como eixo articulador das práticas contemporâneas das artes da cena, tomando como base quatro campos distintos, porém convergentes: dramaturgias indígenas ancestrais, ações performativas urbanas, processos criativos de retalhos autobiográficos e experiências de teatro indígena. Os escritos são oriundos das produções apresentadas na I Jornada de Pesquisa em Artes da Cena, promovida pelo Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizada no período de 16 de junho a 12 de julho de 2025. Aqui compreende-se a memória não como arquivo estático, mas como força viva, afetiva, espiritual, política e territorial. Ao alinhavar os quatro eixos desse trabalho podemos visualizar tecidos de memórias que produzem dramaturgias e que podem movimentar tempos e corpos, transformar espaços e reconfigurar subjetividades. Memória que inscreve territórios, convoca presenças marginalizadas, reabre feridas históricas e recria modos de existir. Assim, afirma-se como força dramatúrgica que não apenas preserva, mas reinventa o mundo.
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Copyright (c) 2025 IAGO JOSÉ LIMA DE MELO, Esteban Zelarayán, Gabrielle Suamy Gomes Campelo, Elvis Jordan Santos Farias, Cristiane Agnes Stolet Correia

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