TECIDOS DE MEMÓRIA

DRAMATURGIAS ALINHADAS COMO GESTO POÉTICO DE COSTURAR LEMBRANÇAS, REORGANIZAR O TEMPO E ALINHAVAR VIVÊNCIAS DE QUATRO RETALHOS CÊNICOS.

Autores

  • IAGO JOSÉ LIMA DE MELO Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Esteban Zelarayán Universidade Nacional de Tucumán - UNT, AR
  • Gabrielle Suamy Gomes Campelo EEEFM JOAO DE OLIVEIRA CHAVES
  • Elvis Jordan Santos Farias INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS FORTALEZA - IFCE https://orcid.org/0009-0004-0289-8317
  • Cristiane Agnes Stolet Correia Universidade Estadual da Paraíba - UEPB https://orcid.org/0000-0002-5548-0983

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42147

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a memória como eixo articulador das práticas contemporâneas das artes da cena, tomando como base quatro campos distintos, porém convergentes: dramaturgias indígenas ancestrais, ações performativas urbanas, processos criativos de retalhos autobiográficos e experiências de teatro indígena. Os escritos são oriundos das produções apresentadas na I Jornada de Pesquisa em Artes da Cena, promovida pelo Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizada no período de 16 de junho a 12 de julho de 2025.  Aqui compreende-se a memória não como arquivo estático, mas como força viva, afetiva, espiritual, política e territorial. Ao alinhavar os quatro eixos desse trabalho podemos visualizar tecidos de memórias que produzem dramaturgias e que podem movimentar tempos e corpos, transformar espaços e reconfigurar subjetividades. Memória que inscreve territórios, convoca presenças marginalizadas, reabre feridas históricas e recria modos de existir. Assim, afirma-se como força dramatúrgica que não apenas preserva, mas reinventa o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IAGO JOSÉ LIMA DE MELO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Artes Cências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2025), é Mestre em Teatro pela Universidade de Évora, em Portugal (2023). Possui formação em Licenciatura em Teatro (Recife, 2016) pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Artes e Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Recife, 2018) e Especialização em Educación Cooperativa pela Mondragon Unibertsitatea (Espanha, UE, 2020). É professor de Arte, servidor público do Estado da Paraíba. Possui experiências artísticas na área teatral como ator, diretor e dramaturgo.

Gabrielle Suamy Gomes Campelo, EEEFM JOAO DE OLIVEIRA CHAVES

Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Trabalha na área educacional e artística, tendo experiências com Educação Artística, com ênfase em Pedagogia do Teatro e Jogos Teatrais, Direção Teatral e elementos estéticos do teatro, com ênfase em Iluminação e figurino. Atualmente é professora de arte na EEEFM JOAO DE OLIVEIRA CHAVES. Além de fazer parte do grupo Experieus de Teatro, vinculado a projeto de extensão Artes Cênicas, Letras, Educação e Espiritualidades, vinculado a UEPB.

Elvis Jordan Santos Farias, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS FORTALEZA - IFCE

Mestrando no PPGARTES IFCE, Especialista em Arte-Educação e Cultura Popular pela Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro (2014)Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2010) Graduado no Curso Superior de Licenciatura em Teatro pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(2016)Professor da Faculdade Padre Dourado - FACPED das disciplinas Artes Cênicas e Educação, Literatura Infantil e Contação de histórias e Oficina de Práticas Lúdicas nos cursos de Graduação em Pedagogia e Especialização em Arte-educação e Cultura Popular.Professor de Artes Efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na Escola Municipal Raimundo Soares de Sousa. Ator-pesquisador-docente e contador de histórias com oficinas e espetáculos relacionados a Circo, Teatro, Dança e Cultura Popular.

Cristiane Agnes Stolet Correia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professora adjunta de Literaturas Hispânicas da Universidade Estadual da Paraíba e diretora geral / atriz do Grupo de Teatro ExperIeus. Possui graduação em Letras Português - Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência principalmente nas áreas de Artes Cênicas, Letras e Educação. Como fomentadora das Letras e das Artes como aportes educativos, já promoveu diversos espetáculos teatrais, dentre os quais cabe citar Amálgama dos Elementos, Rito de Passagem, Anarquia Mística, Nonada, Qual é o título?, tendo recebido alguns prêmios como melhor atriz, melhor direção, melhor texto e melhor espetáculo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Artes Cênicas, Letras, Educação e Espiritualidades". Tem ampla atuação na extensão universitária, a partir de diversas ações de seu projeto "As Artes Cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação", que vem se ampliando e diversificando desde 2014.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

LIMA DE MELO, IAGO JOSÉ; ZELARAYÁN, Esteban; GOMES CAMPELO, Gabrielle Suamy; SANTOS FARIAS, Elvis Jordan; STOLET CORREIA, Cristiane Agnes. TECIDOS DE MEMÓRIA : DRAMATURGIAS ALINHADAS COMO GESTO POÉTICO DE COSTURAR LEMBRANÇAS, REORGANIZAR O TEMPO E ALINHAVAR VIVÊNCIAS DE QUATRO RETALHOS CÊNICOS. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 85–104, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42147. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42147. Acesso em: 24 dez. 2025.