DANÇA DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS E TRANSFORMAÇÕES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36265

Abstract

Este artigo compartilha reflexões sobre a Dança de São Gonçalo de Amarante: espécie de manifestação realizada como devoção a um santo católico conhecido como São Gonçalo de Amarante. Busca-se identificar, a partir dos processos de folclorização, as principais transformações e atualizações estabelecidas no panorama da dança. Para tanto, debate-se as principais diferenças estabelecidas entre a prática da dança ora produzida como pagamento de promessa, ora como ato de representação.

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Author Biography

Victor Hugo Neves de Oliveira, UFPB

Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (2013) onde ministra atividades de ensino para os cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Teatro. Professor do Mestrado Profissional em Artes/UFPB (2019) e do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais/UFG (2022). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estágio doutoral em Antropologia da Dança pela Université Paris Nanterre (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).  

Published

02-11-2024

How to Cite

OLIVEIRA, V. H. N. de. DANÇA DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS E TRANSFORMAÇÕES. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 09–26, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36265. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36265. Acesso em: 21 nov. 2024.